quarta-feira, 26 de março de 2008

Aromaterapia

Aromaterapia é o nome dado aos tratamentos realizados através da aplicação dos óleos essenciais, o qual é extraído do reino vegetal (flores, folhas, frutos ou raízes).

A Aromaterapia costuma defenir-se como o uso sistemático que se faz dos oleos essenciais em tratamentos complementares, com o objectivo de tratar os aspecto fisico, mental, emocional e espiritual de cada individuo.

"A cura da parte não deveria ser tentada sem o tratamento do todo. Nenhuma tentativa deveria ser feita para curar o corpo sem a alma e, para que a cabeça e o corpo sejam saudáveis, deve-se começar pela cura da mente, pois este é o grande erro de nossos dias no tratamento do corpo humano, em que os médicos separam primeiro a alma do corpo." (PLATÃO - 428/347 a.c.)

Como actua a aromaterapia?

A Aromaterapia actua essencialmente de 2 formas:
- Através do olfacto
- Através da absorção da pele e sua consequente entrada no sistema sanguineo

Os óleos essenciais estimulam, através do olfato, o sistema nervoso central, o cérebro, a memória e a psique, pois induzem a libertação de substâncias neuroquímicas que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes.
Quando usados na pele suas propriedades medicinais penetram nos poros, atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático chegando dessa forma aos órgãos.
Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano; as suas propriedades também auxiliam na elevação espiritual, no relaxamento, na meditação e na sensação de bem estar.

Como podem ser utilizados os oleos essencias?

Massagens - Os oleos essenciais são adicionados a uma base de oleo para massagem e de seguida espalhados pelo corpo de forma suave e relaxachante para permitir a absorção dos oleos pela pele.
Os oleos utilizados desta maniera levam cerca de 15 minutos a fazerem efeito

Inalação - Os oleos essenciais podem ser queimados misturados com um pouco de àgua proporcionando ambientes adequados aos problemas de cada individuo.

Banhos - Podem misturar-se gostas de oleos essenciais à água do banho provocando um bom periodo de relaxamento e o desbloquear se situações ligadas aos sentimentos que provocam enfermidades do ponto de vista fisico

Compressas - As compressas ajudam em caso de desconforto fisico promovendo o relaxamento e o bem-estar

Nota: As gestantes só devem utilizar os oleos complementares sob supervisão de um aromaterapeuta

Sessões de aromaterapia

1ª sessao -Diagnóstico e tratamento - 35 euros
Sessões seguintes - 25 euros/hora

Sem comentários: