sábado, 3 de julho de 2010

O Baralho Le Normand


Mademoiselle Marie-Anne-Adelaïde LeNormand ou simplesmente Mlle. Lenormand foi uma cartomante francesa de grande renome, que também exercia, além de outras artes, a quiromancia.

Lenormand nasceu em Alençon, na Normandia em 1772. Perdeu o seu pai quando tinha apenas um ano de idade e, a seguir, a sua mãe, aos 5 anos. Foi enviada para um convento, de onde surgem os primeiros relatos dos seus dons de clarividência.
Estabeleceu-se em Paris, no turbulento período que se seguiu à Revolução Francesa e, nessa cidade, consolidou sua fama de adivinha, de leitora da sorte.

Em 1807, Mlle. Lenormand leu as mãos de Napoleão e descobriu sua intenção de se divorciar de Josefina. Para afastá-la de cena, ele mandou-a à prisão, em 11 de Dezembro de 1809, onde a vidente permaneceu durante doze dias, enquanto ele providenciava o divórcio. Esse facto foi o verdadeiro lançamento de sua carreira e ela se tornou-se a cartomante mais popular de sua época.

O baralho da "Sibila de Alençon" foi inicialmente publicado em 1828 e compreendia 52 cartas, as mesmas do baralho comum. Esse conjunto foi redesenhado e reduzido a 36 cartas por volta de 1840, presumivelmente pela própria Mlle. Lenormand.

O conjunto menor, de 36 cartas, ficou conhecido como o Pequeno Lenormand.
Esse "tarot", na verdade, consiste de uma utilização parcial de 9 cartas de cada um dos quatro naipes do baralho comum, num total de 36 cartas. Ela utiliza apenas o Ás e as cartas numeradas de 6 a 10 e, no caso das figuras, deixa o Cavaleiro de lado, como acontece, em alguns casos, com as cartas de jogar utilizadas na França nos últimos três séculos

Como já acontecia com o baralho de Etteila, outro famoso cartomante francês, anterior a Mlle. Lenormand, são adicionadas gravuras diversas às cartas numeradas. Trata-se de um recurso que, para a cartomancia popular, facilita a atribuição de significados práticos às cartas. Tal medida, se por um lado dá maior proximidade ao leitor, por outro, delimita e reduz drasticamente sua amplitude simbólica.

A popularidade do baralho Lenormand, estimulou incontáveis cópias e imitações por toda Europa e, até hoje, é redesenhado. Algumas variantes são anunciadas como "Tarot Cigano"

Se quer fazer um curso de baralho Le Normand não deixe de entrar em contacto comigo para o mail tarotefuturo@hotmail.com ou pelo telemovel 938568282

Bibliografia Constantino

Sem comentários: